Lido: 827, Era Galática (Série Império) - Isaac Asimov

Sou fascinado pelo autor, Asimov para mim é o melhor escritor de ficção que já existiu (me desculpem Clark, Adams e Gibson). E resolvi reiniciar a leitura dos livros dele de acordo com as datas de lançamento.

O primeiro da lista é Pebble in the Sky (algo como pedrinha no céu, uma alusão à Terra vista da capital do império Trantor - no Brasil o título ficou como 827, Era Galática) e que, apesar de ser o primeiro livro lançado, veio após diversas estórias curtas publicadas em revistas de sci-fi.

O começo é bem lento, com uma explicação densa de como um dos personagens consegue viajar no tempo graças a uma falha nas “estruturas de tempo do espaço”, mas logo começa a ter uma narrativa rápida e cheia de mudanças de cenas - isso é um traço da literatura asimoviana, um capítulo é entrecortado por cenas contadas de várias perspectivas.

Um dos traços que mais admiro nas obras, nessa incluso, é que durante o enredo você é bombardeado por várias informações científicas que vão clareando e embasando os conceitos científicos envolvidos (Asimov era um exímio pesquisador). Isso acontece no livro principalmente quando é explicado o funcionamento do Sinapseador, uma aparelho desenvolvido por um cientista terrestre (Dr. Shekt) para estimular as sinapses num cérebro humano (e funciona), além das explicações de radioatividade, etc.

O romance dos personagens Arvardan e Pola Shekt (filha do cientista) começa a ficar bem insistente do meio da trama ao final (eu achei até um pouco forçado em algumas vezes), e você chega à parte final do livro com muita tensão nos acontecimentos (que passam a ser narrados praticamente de hora em hora) e uma narrativa que deixa os fatos acontecendo quase que simultaneamente em vários personagens diferentes.

Ufa! No geral adorei a leitura, apesar de ter demorado para passar do início. Como primeiro livro publicado, dá para notar que há muito a ser aperfeiçoado. A meu ver, o final pareceu um pouco acelerado, como se fosse necessário terminar logo o livro ali.

213851_262.jpg
 

Livro: 827, Era Galática (Pebble in the Sky)

Autor: Isaac Asimov

Terminei em: 19/08/2015 15h

Nota (até 5): 3.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário